Sobre o encontro e um pequeno histórico
As regiões Centro-Oeste e Norte são as novas fronteiras de expansão científica do país.
Houve no passado alguns encontros regionais de Física que ocorreram em 1981, 1983, 1985, 1987 e 1993, mas seus registros são vagos. Em que pese a iniciativa e o entusiasmo dos organizadores da época, a massa crítica das unidades existentes era pequena. Apenas a Universidade de Brasília possuía curso de pós-graduação (Mestrado) e as demais universidades tinham apenas cursos de graduação. Eram muito poucos os professores que publicavam com alguma regularidade. Assim, a iniciativa original acabou por não progredir e os eventos não mais aconteceram. Desde então, a região Centro-Oeste se tornou uma Região cientificamente emergente e importante no país.
Atualmente, todas as universidades federais da Região Centro-Oeste contam com programas de pós-graduação em Física (UnB e a UFG com programas de doutorado e as demais de mestrado), o que gera maior interesse no desenvolvimento, integração e disseminação científica da Região. Além das Universidades Federais, Estaduais e privadas da Região, serão também convidados a participar os docentes e discentes das universidades de Rondônia, Tocantins e Triângulo Mineiro.
As universidades federais de Rondônia e do Tocantins ofertam cursos de Licenciatura, e a do Triângulo Mineiro, além do Bacharelado, possui programa de pós-graduação consolidado. A necessidade e o interesse em uma maior integração tem se desenvolvido basicamente por meio de eventos locais na área de Física, como a Semana do IF/UnB, do IF/UFG, a Escola Mato-Grossense de Física da UFMT e a escola de inverno de Pós-Graduação do IF/UnB que ocorreram em agosto de 2012.
Esses eventos têm conseguido uma ampla participação dos alunos nos últimos anos, bem como uma expressiva presença de pesquisadores da Região Centro-Oeste e de diversas Universidades brasileiras. Visando dar visibilidade a esta nova realidade e em prover as Universidades da Região de um fórum adequado para o debate e a divulgação dos avanços obtidos nas diferentes áreas da Física, foi realizado em Goiânia, em novembro de 2010, O I Encontro de Física do Centro Oeste, ao final do qual deliberou-se pela realização bianual de novas edições, sendo a segunda edição do evento realizada na Universidade de Brasília, entre os dias 12 e 14 de Novembro de 2012 no Centro Internacional de Física da Matéria Condensada/IF da UnB.
Esta terceira edição traz o Encontro a Mato-Grosso, na UFMT, e será realizado entre os dias 27 a 31 de outubro de 2014, sendo que os três primeiros dias (27 a 29/10) referem-se a III EFCO, e os dois últimos a 11ª Escola Mato-grossense de Física, evento anual promovido pelo Instituto de Física da UFMT.