
Jun10
Datas e prazos
Datas e prazos
Período das Inscrições
29 de Julho à 12 de Outubro de 2014
Submissões de Resumos
29 de Julho à
28 de Setembro de 2014(Prorrogado para 12 de Outubro !!!)
Resultado da Avaliação dos Resumos
A partir de 30 de Setembro de 2014
Data limite para cancelamento das inscrições
Até 13 de Outubro de 2014
Jun10
Local do evento
A UFMT

A Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) está localizada em Cuiabá (campus-sede) e em outras três cidades – Rondonópolis (Sul), Barra do Garças e Pontal do Araguaia (Leste), Sinop (Norte). Estão em construção o campus de Várzea Grande, cidade contígua à Capital, e a Unidade II do Campus de Cuiabá. Criada em 1970, a UFMT é a mais abrangente instituição de ensino superior no Estado, com presença marcante em todas as regiões de Mato Grosso, um território superior a 900 mil quilômetros quadrados. Além dos campi, a UFMT está presente em 24 polos de educação a distância, tem uma base de pesquisa no Pantanal e fazendas experimentais em Santo Antônio do Leverger (30 Km de Cuiabá) e em Sinop, dois hospitais veterinários e o Hospital Universitário Júlio Müller, cem por cento SUS.
A UFMT já formou mais de 50 mil profissionais, tem hoje mais de 21 mil alunos em seus 101 cursos de graduação e nos 56 de pós-graduação (mestrado e doutorado). Na pesquisa registrou 576 projetos em 2013 e é responsável pela maior produção científica de Mato Grosso, integrando redes nacionais e internacionais de investigação.
Para apoiar o ensino, a pesquisa e a extensão, a UFMT possui ainda herbário, biotério, zoológico, ginásio de esportes, parque aquático, museus, teatro e o maior sistema de bibliotecas do Estado, somando mais de 400 mil volumes.
Para incentivar o interesse pela ciência, pela docência e pelas ações junto à comunidade, a UFMT ofereceu, em 2013, 1.508 bolsas de graduação, de iniciação científica e de extensão e, para assegurar a permanência do aluno na Universidade até a conclusão do curso de graduação, ofereceu 5908 bolsas de assistência estudantil no mesmo ano.
Para atender as atividades de ensino, pesquisa e extensão, a UFMT conta com 1667 docentes e 1544 técnicos administrativos.
Para mais informações, acesse www.ufmt.br
Jun10
Coordenação
Comite organizador do III EFCO
Coordenação Geral
Dr. José de Souza Nogueira
UFMT
Coordenação de programa
Dr. Jorge Luiz Brito de Faria
UFMT
Dr. Ricardo Avelino Gomes
UFG
Dr. Tarcisio Marciano da Rocha Filho
UnB
Dr. Anderson Rodrigues Lima Caires
Univ. Fed. da Grande Dourados (UFGD - MS)
Dr. Widinei A. Fernandes
UFMS
Dr. Luiz Craco
UFMT
Dr. Anselmo Ruiz Rodriguez
UFAC
Comite organizador local
Dr. Alberto S. Arruda
UFMT
Dr. Jeferson de Oliveira
UFMT
Dr. Elvis Lira da Silva
UFMT
Dra. Daniela de Oliveira Maionchi
UFMT
Dr. Paulo Henrique Zanella de Arruda
UFMT
Apoio / Suporte Logístico
Dulce Correa Alves
UFMT
Audrei Rita Soares Bertolotto
UFMT
Roberto dos Santos Enoré
UFMT
Nilson José Augusto Delgado
UFMT
Jun04
Sobre o encontro e um pequeno histórico
As regiões Centro-Oeste e Norte são as novas fronteiras de expansão científica do país.
Houve no passado alguns encontros regionais de Física que ocorreram em 1981, 1983, 1985, 1987 e 1993, mas seus registros são vagos. Em que pese a iniciativa e o entusiasmo dos organizadores da época, a massa crítica das unidades existentes era pequena. Apenas a Universidade de Brasília possuía curso de pós-graduação (Mestrado) e as demais universidades tinham apenas cursos de graduação. Eram muito poucos os professores que publicavam com alguma regularidade. Assim, a iniciativa original acabou por não progredir e os eventos não mais aconteceram. Desde então, a região Centro-Oeste se tornou uma Região cientificamente emergente e importante no país.

Atualmente, todas as universidades federais da Região Centro-Oeste contam com programas de pós-graduação em Física (UnB e a UFG com programas de doutorado e as demais de mestrado), o que gera maior interesse no desenvolvimento, integração e disseminação científica da Região. Além das Universidades Federais, Estaduais e privadas da Região, serão também convidados a participar os docentes e discentes das universidades de Rondônia, Tocantins e Triângulo Mineiro.
As universidades federais de Rondônia e do Tocantins ofertam cursos de Licenciatura, e a do Triângulo Mineiro, além do Bacharelado, possui programa de pós-graduação consolidado. A necessidade e o interesse em uma maior integração tem se desenvolvido basicamente por meio de eventos locais na área de Física, como a Semana do IF/UnB, do IF/UFG, a Escola Mato-Grossense de Física da UFMT e a escola de inverno de Pós-Graduação do IF/UnB que ocorreram em agosto de 2012.

Esses eventos têm conseguido uma ampla participação dos alunos nos últimos anos, bem como uma expressiva presença de pesquisadores da Região Centro-Oeste e de diversas Universidades brasileiras. Visando dar visibilidade a esta nova realidade e em prover as Universidades da Região de um fórum adequado para o debate e a divulgação dos avanços obtidos nas diferentes áreas da Física, foi realizado em Goiânia, em novembro de 2010, O I Encontro de Física do Centro Oeste, ao final do qual deliberou-se pela realização bianual de novas edições, sendo a segunda edição do evento realizada na Universidade de Brasília, entre os dias 12 e 14 de Novembro de 2012 no Centro Internacional de Física da Matéria Condensada/IF da UnB.
Esta terceira edição traz o Encontro a Mato-Grosso, na UFMT, e será realizado entre os dias 27 a 31 de outubro de 2014, sendo que os três primeiros dias (27 a 29/10) referem-se a III EFCO, e os dois últimos a 11ª Escola Mato-grossense de Física, evento anual promovido pelo Instituto de Física da UFMT.

Jun04
Assinatura de novidades
Obrigado por assinar as novidades!