Projeto Pedagógico
Objetivos do Curso
O curso de Bacharelado em Física tem por objetivo principal formar profissionas aptos a atuar como pesquisadores nas diversas áreas da Física, bem como em áreas multidisciplinares onde o ferramental teórico e prático condizente com a formação do bacharel em Física seja necessária, contribuindo assim, para o desenvolvimento tanto científico quanto tecnológico de nossa sociedade.
Competências e Habilidades do Bacharel em Física
O profissional formado como Bacharel em Física deverá, ncessariamente, possuir um conjunto básico de competências que o tornam apto a atuar no âmmbito da pesquisa em física. São elas
-
Dominar princípios gerais e fundamentos da Física, estando familiarizado com suas áreas clássicas e modernas.
-
Descrever e explicar fenômenos naturais, processos e equipamentos tecnológicos em termos de conceitos, teorias e princípios físicos gerais.
-
Diagnosticar, formular e encaminhar a solução de problemas físicos, experimentais ou teóricos, práticos ou abstratos, fazendo uso dos instrumentos laboratoriais ou matemáticos apropriados;
-
Manter atualizada sua cultura científica geral e sua cultura técnica profissional específica.
-
Desenvolver uma ética de atuação profissional e a conseqüente responsabilidade social, compreendendo a Ciência como conhecimento histórico, desenvolvido em diferentes contextos sócio-políticos, culturais e econômicos.
O desenvolvimento dessas competências, esta associado à aquisição de determinadas habilidades, também básicas. As habilidades gerais que devem ser desenvolvidas durante o bacharelado em Física, são as seguintes:
-
Utilizar a matemática como uma linguagem para a expressão dos fenômenos naturais.
-
Resolver problemas experimentais, desde seu reconhecimento ea realização de medições, até à análise de resultados.
-
Propor, eleborar e utilizar modelos físicos, reconhecendo seus domínios de validade.Concentrar esforços e persistir na busca de soluções para problemas de solução elaborada e demorada.
-
Utilizar a linguagem científica na expressão de conceitos físicos, na descrição de procedimentos de trabalhos científicos e na divulgação de seus resultados.
-
Utilizar os diversos recursos da informática, dispondo de noções de linguagem computacional.
-
Conhecer e absorver novas técnicas, métodos ou uso de instrumentos, seja em medições, seja em análise de dados (teóricos ou experimentais).
-
Reconhecer as relações do desenvolvimento da Física com outras áreas do saber, tecnologias e instâncias sociais, especialmente contemporâneas.
-
Apresentar resultados científicos em distintas formas de expressão, tais como relatórios, trabalhos para publicação, seminários e palestras.
-
Fazer pesquisas bibliográficas, sabendo identificar e localizar fontes de informação relevantes.
-
Entrar em contato com idéias e conceitos fundamentais da Física e das Ciências, através da leitura de textos básicos.
- Sistematizar seus conhecimentos e seus resultados em um dado assunto através e um artigo cinetífico e monografia.
Perfil do Egresso
O Bacharel em Física, independente do campo em que atua, é um profissional sempre preocupado em buscar novas formas do saber e do fazer científico e tecnológico.
Dentro desse perfil genérico, o Curso de Bacharelado em Física prevê a formação do egresso com perfil geral, de Físico-Pesquisador/Tecnólogo/ Interdisciplinar, donde se espera que o Físico seja capaz de tratar problemas novos e tradicionais, baseados em conhecimentos sólidos e atualizados em Física. Assim, essa formação é contemplada, através da formação básica geral do Bacharel em Física com capacidades especificas definidas pela escolha das disciplinas optativas determinadas pelo próprio estudante.