O Programa
A falta de professores habilitados no país provenientes da Academia, especialmente na área de Ciências da Natureza, resultou no quadro atual, um elevado índice de professores não habilitados, estudantes e profissionais de outras áreas não relacionadas com as disciplinas regidas, buscando no Ensino a ocupação que não encontram em suas profissões de formação. Em Mato Grosso a carência de professores habilitados é ainda mais aguda quando restringimos o foco às disciplinas ofertadas para o Ensino Médio pelas escolas da Rede Pública.
Os cursos de licenciatura regulares na área de Ciências Naturais têm contribuído muito no sentido de bem capacitar estes docentes. No entanto, além do número de docentes provenientes das licenciaturas, formados especificamente para lecionar estas disciplinas, estar aquém do necessário para cobrir esta carência, nos últimos concursos públicos para provimento de professores efetivos na área de Ciências Naturais um número significativo de docentes contratados não permaneceu no cargo.
Dentre as várias causas que levam o licenciado a se vincular a outras oportunidades de trabalho pode-se destacar os problemas dos baixos salários, a desvalorização da ação docente e a falta de infraestrutura de algumas escolas.
Diante desse quadro, para contribuir no sentido de valorizar o professor de Física, Química e Biologia, quer seja no aspecto de lhe instrumentalizar no que diz respeito a técnicas, instrumentos e teorias de ensino, quer seja na própria valorização salarial proporcionada pelo título de mestre, no ano de 2010 é oferecida a primeira turma do curso de Mestrado Profissional em Ensino de Ciências Naturais na Universidade Federal de Mato Grosso.
Do ponto de vista institucional a implantação do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências Naturais (PPGECN) promoveu, a partir de pesquisas sobre o aperfeiçoamento de técnicas e instrumentos de Ensino de Ciências em condições reais de sala de aula, o fortalecimento dos cursos de licenciaturas na área: Curso de Licenciatura Plena em Física, Licenciatura Plena em Química, Licenciatura Plena em Biologia e Licenciatura Plena em Ciências Naturais e Matemática. Antes da criação deste Programa os egressos desses cursos tinham poucas perspectivas de aprimoramento profissional em nível de pós-graduação stricto sensu.
Com relação à inserção regional, os ingressantes no Programa, em sua maioria, são professores da Rede Pública de Ensino, de todas as regiões do estado, mesmo sem a oferta de bolsas. Acredita-se que esta procura pode resultar em curto prazo em benefícios na qualidade do magistério no Ensino Público do Estado de Mato Grosso.
Em agosto de 2013 o Programa ofereceu, a partir de um convênio com a Secretaria de Educação do Estado de Mato Grosso (SEDUC), uma turma especial para professores formadores da rede pública vinculados ao Centro de Formação e Atualização de Professores (CEFAPRO), órgão responsável pela política de formação, sistematização e execução de projetos e programas da SEDUC, bem como, pela efetivação da Política Educacional do Estado no que se refere à qualificação e valorização dos profissionais da Educação que atuam na rede pública do Estado de Mato Grosso.
Até fevereiro de 2015, sexto ano de funcionamento do PPGECN, o Programa recebeu 85 ingressantes, com 7 desistências e 28 projetos concluídos, cujas Dissertações e Produtos Educacionais se encontram a disposição para livre consulta e aplicação.
Os egressos do Programa atualmente encontram-se na liderança do movimento pelas difusão e melhoria do Ensino de Ciências, atuando desde a Coordenação de Cursos de Graduação, condução de projetos de pesquisa e extensão, em corpos editoriais de revistas científicas da área e participando ativamente em diferentes programas de pós-graduação. Essa constatação condiz com o perfil profissional que busca formar o Programa, um professor de ciências que domine técnicas e instrumentos de ensino de Ciências Naturais nas condições reais de sala de aula, bem como Teorias de Aprendizagem e Epistemologias que estabeleçam uma base sólida para as suas ações no contexto escolar.