Tutorial
 
Tutorial (Guia do Professor)
 

Tema: Termoquímica
Disciplina: Química
Série: 2º ano do Ensino Médio
Tempo sugerido/previsto para aplicação da hipermídia: 3 horas/aula.
Conteúdos pré-requisitos:
- Ligações químicas;
- Reações químicas.
Objetivos da hipermídia: Auxiliá-lo no processo de ensino de Termoquímica.

 
Introdução
 

     Caro professor, a Hipermídia TermoQuim foi desenvolvida com o objetivo de auxiliar no ensino de Termoquímica, tendo em vista que pesquisas apontam esse conteúdo como um dos que os alunos do ensino médio têm maior dificuldade de compreender.
     A Química é vista por muitos alunos como algo distante do cotidiano e restrito a um laboratório. No intuito de mostrar como a Termoquímica está presente no nosso cotidiano, a hipermídia apresenta no quadro Curiosidades uma série de situações que mostram essa relação.
     Outro ponto muito discutido no ensino de Termoquímica é a escassez de experimentos que possam ser realizados nas escolas, ou seja, adequados a realidade das nossas escolas. Pensando nisso, apresentamos em nossa hipermídia alguns vídeos de experimentos, sugestão de atividades, além de animações e simulações. As animações também ajudam o aluno a visualizar, através de modelos, como ocorrem as reações a nível microscópico.
     Acreditamos que a hipermídia além de unir diferentes linguagens em uma só ferramenta, também permite que o aluno participe ativamente do processo de ensino e aprendizagem, diferenciando-se das aulas tradicionais onde o aluno é um mero expectador do processo de ensino.
     A Hipermídia TermoQuim aborda os seguintes conceitos da termoquímica: calor e temperatura, entalpia, reações exotérmicas e endotérmicas e calorímetro, além de apresentar um quadro de curiosidades e um de atividades.

 
Como utilizar a hipermídia TermoQuim
 

     A hipermídia foi desenvolvida com o objetivo de auxiliá-lo no processo de ensino de Termoquímica. No entanto, cabe a você decidir a melhor forma de utilizá-la. Citaremos alguns exemplos de sua utilização:

  • A hipermídia pode ser utilizada com a função de motivar, para isso o professor deverá aplicá-la antes da discussão e explicação do tema.
  • A hipermídia também pode ter a função de investigar, sendo usada após a discussão e explicação do tema. Dessa forma, ela terá o papel de reforçar a explicação ou esclarecer alguma dúvida.
  • A hipermídia pode ainda ser utilizada como suporte pelo professor, assim ela a utilizará no decorrer da aula junto com a explicação.
  • A hipermídia pode ser uma forma de avaliar os conhecimentos dos alunos.

     A hipermídia pode ser utilizada completamente ou trabalhada por partes, já que é dividida em partes independentes uma da outra.

 
Sinopse
 
     A Hipermídia TermoQuim busca apresentar alguns conceitos relacionados a Termoquímica de forma diferenciada, utilizando animações, simulações, vídeos e apresentando links para outras atividades. Isso, no intuito de fornecer ao professor e ao aluno diferentes recursos para ajudá-los no processo de ensino e aprendizagem.
     Na página inicial aparece o menu, onde hás as seguintes opções Calor e temperatura; reações exotérmicas e endotérmicas; calorímetro; entalpia; além dos créditos, do tutorial para o professor e do quadro curiosidades e do link Atividades. A ferramenta hipermídia apresenta a não linearidade, portanto é o professor e o aluno quem irá decidir qual parte da hipermídia visualizar primeiro.
 
No laboratório de informática:
- Preparação e materiais necessários
Antes da utilização da Hipermídia TermoQuim sugerimos que professor:
 
  • Verificar se a conexão com a internet, pois para que todos os recursos da hipermídia sejam visualizados é preciso conectar-se a internet.
  • Conheça a hipermídia e os recursos existentes nela. Conhecer os questionamentos que aparecem na hipermídia e ficar atento para o fato de que alguns alunos podem querer obter as respostas do professor para não terem o trabalho de navegar pela hipermídia.
  • Teste a hipermídia nos computadores que serão utilizados, preferencial que cada aluno fique em um computador.
  • Verifique se os computadores possuem o programa Flash Player necessário para abrir as animações.
  • Averiguar se há fones suficientes para os alunos, ou caixas de som nos computadores (no caso das caixas ficar atento ao fato de que o som de um computador pode atrapalhar os alunos que estão em outro).
  • Observar que se a internet não estiver disponível alguns links não poderão ser acessados.
 
- Durante a atividade
 
     Durante a atividade o papel do professor será de orientar os alunos na utilização da ferramenta, permitindo que o próprio aluno tente responder os questionamentos levantados na hipermídia.
     É importante que o professor observe as reações dos alunos e suas principais dúvidas para, posteriormente, discutir e esclarecer.
 
- Depois da atividade
 
     Caso ache necessário, depois da aplicação da hipermídia você pode rever partes que achar necessários, com o auxílio de um data-show. Assim poderá rever as partes que os alunos tiverem mais dúvidas, ou até mesmo responder as atividades junto com toda a turma, ou ainda, rever as animações e simulações, nesse caso irá precisar também de uma caixa de som.
 
Questões para discussão
 
      A hipermídia apresenta algumas questões para discussão, mas depois você ainda pode inserir questões referentes a energia dos alimentos, alimentação e dieta, combustíveis, geração de energia, entre outros temas abordados.
 
Avaliação
 
     Para avaliar essa atividade, além das atividades que aparecem na hipermídia, o professor pode pedir aos alunos a construção de um relatório contendo as respostas aos questionamentos que aparecerem no decorrer da atividade e os conceitos que eles construíram a partir da atividade.
 
Para saber mais
 

SOARES, Márlon Herbert Flora Barbosa, CAVALHEIRO, Éder Tadeu Gomes. O Ludo Como um Jogo Para Discutir Conceitos em Termoquímica. Revista Química Nova na Escola, nº 23, p. 27-31, maio de 2006. Disponível em: <http://qnesc.sbq.org.br/online/qnesc23/a07.pdf >.
O artigo apresenta um jogo didático para introduzir conceitos de Termoquímica. Explica as regras do jogo e apresenta os resultados obtidos da aplicação desse jogo com alunos do Ensino Médio da rede pública e particular de Goiânia-GO, além de uma turma de Química Geral da Engenharia de Alimentos da UFG.

 

DUSSE, Luci Maria Sant’Ana, VIEIRA, Lauro Mello, CARVALHO, Maria das Graças. Revisão sobe óxido nítrico. Jornal Brasileiro de Patologia e Medicina Laboratorial, volume 39, nº 4, p.343-350, 2003. Disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/jbpml/v39n4/18548.pdf>.
Artigo de revisão sobre o óxido nítrico.

 

SILVA, Marcolina Aparecida Eugênio da, PITOMBO, Luiz Roberto de Moraes. Como os Alunos Entendem Queima e Combustão: Contribuições a Partir das Representações Sociais. Revista Química Nova na Escola, nº 23, p. 23-26, maio 2006. Disponível em: <http://qnesc.sbq.org.br/online/qnesc23/a06.pdf>.
O artigo apresenta o entendimento sobre queima e combustão de estudantes das séries finais dos ensinos Fundamental e Médio Através de suas representações sociais.

 

GRACETTO, Augusto César, HIOKA, Noboru, FILHO, Ourides Santin. Combustão, Chamas e Testes de Chama para Cátions: Proposta de Experimento. Revista Química Nova na Escola, nº 23, p. 43-48, maio 2006. Disponível em: <http://qnesc.sbq.org.br/online/qnesc23/a11.pdf>.
O artigo descreve um experimento sobre combustão, mostrando como obter dois tipos de chamas e como avaliar os produtos obtidos.

 

BARROS, Haroldo Lúcio de Castro. Processos Endotérmicos e Exotérmicos: Uma Visão Atômico-Molecular. Revista Química Nova na Escola, volume 31, nº 4, p. 241-245, novembro 2009. Disponível em: <http://qnesc.sbq.org.br/online/qnesc31_4/04-CCD-7008.pdf>.
O artigo apresenta uma visão atômico-molecular dos processos endotérmicos e exotérmicos.

 

BRAATHEN, Per Christian, LUSTOSA, Alexandre Alves, FONTES, Alzira Clemente, SEVERINO, Karlaine Guimarães.  Entalpia de Decomposição do Peróxido de Hidrogênio: uma Experiência Simples de Calorimetria com Material de Baixo Custo e Fácil Aquisição. Revista Química Nova na Escola, nº 29, p. 42-45, agosto 2008. Disponível em: <http://qnesc.sbq.org.br/online/qnesc29/10-EEQ-6106.pdf>.
Artigo sobre a entalpia de decomposição do peróxido de hidrogênio através de uma atividade prática com material de baixo custo.

 

MORTIMER, Eduardo Fleury, AMARAL, Luiz Otávio F. Quanto Mais Quente Melhor: Calor e temperatura no ensino de termoquímica. Revista Química Nova na Escola, nº 7, p. 30-34, maio 1998. Disponível em: <http://qnesc.sbq.org.br/online/qnesc07/aluno.pdf>.
O artigo discute os conceitos de calor e temperatura no ensino de termoquímica.

 

CHASSOT, Attico, VENQUIARUTO, Luciana Dornelles, DALLAGO, Rogério Marcos. De Olho nos Rótulos: Compreendendo a Unidade Caloria. Revista Química Nova na Escola, nº 21, p. 10-13, maio 2005. Disponível em: <http://qnesc.sbq.org.br/online/qnesc21/v21a02.pdf>.
O artigo busca facilitar a leitura e compreensão de rótulos em relação à unidade caloria.