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Tutorial (Guia do Professor) |
Tema: Termoquímica |
Introdução |
Caro professor, a Hipermídia TermoQuim foi desenvolvida com o objetivo de auxiliar no ensino de Termoquímica, tendo em vista que pesquisas apontam esse conteúdo como um dos que os alunos do ensino médio têm maior dificuldade de compreender. |
Como utilizar a hipermídia TermoQuim |
A hipermídia foi desenvolvida com o objetivo de auxiliá-lo no processo de ensino de Termoquímica. No entanto, cabe a você decidir a melhor forma de utilizá-la. Citaremos alguns exemplos de sua utilização:
A hipermídia pode ser utilizada completamente ou trabalhada por partes, já que é dividida em partes independentes uma da outra. |
Sinopse |
A Hipermídia TermoQuim busca apresentar alguns conceitos relacionados a Termoquímica de forma diferenciada, utilizando animações, simulações, vídeos e apresentando links para outras atividades. Isso, no intuito de fornecer ao professor e ao aluno diferentes recursos para ajudá-los no processo de ensino e aprendizagem. Na página inicial aparece o menu, onde hás as seguintes opções Calor e temperatura; reações exotérmicas e endotérmicas; calorímetro; entalpia; além dos créditos, do tutorial para o professor e do quadro curiosidades e do link Atividades. A ferramenta hipermídia apresenta a não linearidade, portanto é o professor e o aluno quem irá decidir qual parte da hipermídia visualizar primeiro. |
No laboratório de informática: - Preparação e materiais necessários Antes da utilização da Hipermídia TermoQuim sugerimos que professor: |
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- Durante a atividade |
Durante a atividade o papel do professor será de orientar os alunos na utilização da ferramenta, permitindo que o próprio aluno tente responder os questionamentos levantados na hipermídia. É importante que o professor observe as reações dos alunos e suas principais dúvidas para, posteriormente, discutir e esclarecer. |
- Depois da atividade |
Caso ache necessário, depois da aplicação da hipermídia você pode rever partes que achar necessários, com o auxílio de um data-show. Assim poderá rever as partes que os alunos tiverem mais dúvidas, ou até mesmo responder as atividades junto com toda a turma, ou ainda, rever as animações e simulações, nesse caso irá precisar também de uma caixa de som. |
Questões para discussão |
A hipermídia apresenta algumas questões para discussão, mas depois você ainda pode inserir questões referentes a energia dos alimentos, alimentação e dieta, combustíveis, geração de energia, entre outros temas abordados. |
Avaliação |
Para avaliar essa atividade, além das atividades que aparecem na hipermídia, o professor pode pedir aos alunos a construção de um relatório contendo as respostas aos questionamentos que aparecerem no decorrer da atividade e os conceitos que eles construíram a partir da atividade. |
Para saber mais |
SOARES, Márlon Herbert Flora Barbosa, CAVALHEIRO, Éder Tadeu Gomes. O Ludo Como um Jogo Para Discutir Conceitos em Termoquímica. Revista Química Nova na Escola, nº 23, p. 27-31, maio de 2006. Disponível em: <http://qnesc.sbq.org.br/online/qnesc23/a07.pdf >. |
DUSSE, Luci Maria Sant’Ana, VIEIRA, Lauro Mello, CARVALHO, Maria das Graças. Revisão sobe óxido nítrico. Jornal Brasileiro de Patologia e Medicina Laboratorial, volume 39, nº 4, p.343-350, 2003. Disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/jbpml/v39n4/18548.pdf>. |
SILVA, Marcolina Aparecida Eugênio da, PITOMBO, Luiz Roberto de Moraes. Como os Alunos Entendem Queima e Combustão: Contribuições a Partir das Representações Sociais. Revista Química Nova na Escola, nº 23, p. 23-26, maio 2006. Disponível em: <http://qnesc.sbq.org.br/online/qnesc23/a06.pdf>. |
GRACETTO, Augusto César, HIOKA, Noboru, FILHO, Ourides Santin. Combustão, Chamas e Testes de Chama para Cátions: Proposta de Experimento. Revista Química Nova na Escola, nº 23, p. 43-48, maio 2006. Disponível em: <http://qnesc.sbq.org.br/online/qnesc23/a11.pdf>. |
BARROS, Haroldo Lúcio de Castro. Processos Endotérmicos e Exotérmicos: Uma Visão Atômico-Molecular. Revista Química Nova na Escola, volume 31, nº 4, p. 241-245, novembro 2009. Disponível em: <http://qnesc.sbq.org.br/online/qnesc31_4/04-CCD-7008.pdf>. |
BRAATHEN, Per Christian, LUSTOSA, Alexandre Alves, FONTES, Alzira Clemente, SEVERINO, Karlaine Guimarães. Entalpia de Decomposição do Peróxido de Hidrogênio: uma Experiência Simples de Calorimetria com Material de Baixo Custo e Fácil Aquisição. Revista Química Nova na Escola, nº 29, p. 42-45, agosto 2008. Disponível em: <http://qnesc.sbq.org.br/online/qnesc29/10-EEQ-6106.pdf>. |
MORTIMER, Eduardo Fleury, AMARAL, Luiz Otávio F. Quanto Mais Quente Melhor: Calor e temperatura no ensino de termoquímica. Revista Química Nova na Escola, nº 7, p. 30-34, maio 1998. Disponível em: <http://qnesc.sbq.org.br/online/qnesc07/aluno.pdf>. |
CHASSOT, Attico, VENQUIARUTO, Luciana Dornelles, DALLAGO, Rogério Marcos. De Olho nos Rótulos: Compreendendo a Unidade Caloria. Revista Química Nova na Escola, nº 21, p. 10-13, maio 2005. Disponível em: <http://qnesc.sbq.org.br/online/qnesc21/v21a02.pdf>. |