A primeira escola de Mato-Grossense de fisica era um sonho antigo.
Quando regressei do doutoramento, imediatamente senti uma sensação de isolamento. Não tinha acesso aos periódicos, aliás o Journal Brazilian Physical era o único periódico que podia acessar através de assinatura.
Assim, quando participava do Encontro Nacional de Física da Matéria Condensada, regressava com uma tonelada de fotocópias de artigos, tirados na biblioteca da Usp ou Unicamp.
A produtividade caiu exponencialmente, porém com o aumento da massa crítica na UFMT, foi possível reverter esse quadro. Hoje a realidade mudou drasticamente, temos acesso praticamente a todos os importantes periódicos.
O programa de bolsa DCR do CNPq, em convênio com a FAPEMAT, possibilitou atrair alguns doutores em física. Com projetos aprovados na FAPEMAT estamos montando um pequeno cluster, possibilitando trabalhar com simulação computacional. E agora, na semana passada, a CAPES aprovou a nossa proposta de implantar um mestrado em Física na UFMT, onde já teremos a primeira turma em março/2005.
Assim, para comemorar a aprovação do mestrado, estamos organizando de modo improvisado a Primeira Escola Mato-Grossense de Física.
Contamos com uma pequena ajuda da Fapemat, não podemos bancar as despesas dos participantes.
A escola terá três mini-cursos avançados, cada um na linha de pesquisa do mestrado.
Assim haverão seminários de vários professores da UFMT, CEFET e visitantes durante as manhãs e metade das tardes, no final das tardes, os mini-cursos. Para incentivar a participação dos nossos estudantes, haverá algumas palestras durante o período noturno e mais dois min-cursos para iniciantes.
A idéia é ampliar a escola para a região Centro-Oeste, com a participação dos departamentos de Física da UFMS, UFG, UNB, UCG, Unemat, UEMS, etc.
Como a escola está acontecendo muito rápido, não deu tempo para articular a participação dessas universidades.
Uma última observação, olhando a lista de palestrantes, dá para verificar que estamos com um número razoável de doutores em Física e áreas próximas que trabalham em Cuiabá, assim o nosso futuro é promissor.
Estamos na esperando um bom número de participantes na escola.