A Física atual é cada vez mais especializada, exigindo grande quantidade de conhecimentos técnicos, tanto na parte teórica quanto na parte experimental. Assim, os estudantes têm grandes dificuldades para escolher a área em que desejam realizar sua formação em nível de pós-graduação, pois os cursos regulares de graduação, embora fundamentais para a formação básica, não são capazes de cumprir adequadamente o papel de ilustrar, de maneira acessível, as atuais fronteiras da atividade de pesquisa.

Por outro lado, devido ao isolamento geográfico e à falta de recursos humanos capacitados nas instituições públicas das regiões Norte e Centro-Oeste, nestas regiões a consolidação de grupos de pesquisas, em geral pequenos, nas mais diversas áreas da Física, tem sido bastante difícil. No caso específico de Mato Grosso, o Departamento de Física da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) vem desenvolvendo, além da formação básica de estudantes no nível de Graduação, atividades de Pós-Graduação em Física (Especialização e Mestrado – em implantação), em conjunto com atividades de pesquisa em algumas linhas distintas da Física contemporânea.

Consciente dos problemas listados acima, e como linha auxiliar tanto na consolidação de seus grupos de pesquisa em Física quanto no ensino de Física, a UFMT, através dos seus docentes do Programa de Pós-Graduação em Física, se propõe a realizar, no mês de outubro de 2004, uma semana de discussões de temas relacionados com a Física mais avançada, com o objetivo de divulgar para os estudantes e professores as pesquisas em desenvolvimento no Departamento de Física da UFMT. Em tal semana pretende-se apresentar um panorama das pesquisas em Física realizadas atualmente, em particular na UFMT, através das diferentes linhas de pesquisa desenvolvidas nessa instituição, com mini-cursos em áreas específicas (atividades em paralelo) e seminários. Este evento visa atingir um público de estudantes de final de graduação e início de pós-graduação da UFMT e outras instituições de ensino e pesquisa da região Centro-Oeste, bem como professores do ensino médio.