https://fisica.ufmt.br/eenciojs/index.php/eenci/issue/feed Experiências em Ensino de Ciências 2024-08-31T13:36:01+00:00 Iramaia Jorge Cabral de Paulo eenci@fisica.ufmt.br Open Journal Systems <p><strong>A EENCI é uma revista eletrônica dedicada exclusivamente ao ensino de ciências.</strong></p> <p>Desde a publicação de seu primeiro número, em dezembro de 2006, tem se consolidado como uma referência entre os professores e pesquisadores da área de ensino de ciências no Brasil, tornando-se um importante veículo de comunicação de pesquisas aplicadas em situações de ensino-aprendizagem.</p> https://fisica.ufmt.br/eenciojs/index.php/eenci/article/view/1420 EDUCAÇÃO CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL EM TEMPOS PÓS-MODERNOS – POR UMA EDUCAÇÃO QUE VALORIZE E ENRIQUEÇA A EXPERIÊNCIA DAS CRIANÇAS NUMA PERSPECTIVA FREIREANA 2024-08-31T13:33:16+00:00 Marta Silva Lima Mondini martamondinislm@gmail.com Elizabeth Gbur Alves elisabethgburalves@yahoo.com.br Giseli Cristina Oliveira Moser de Souza giselic.oliveiramoser@gmail.com Nestor Cortez Saavedra Filho nestorsf@utfpr.edu.br <p>Há muitos desafios a serem enfrentados na Educação Infantil em tempos de pós-modernidade como: a superação do pensamento individualista, que incentiva a descrença na ciência e nos seus processos investigativos, a desvalorização das instituições de ensino infantil, pois para a narrativa pós-moderna, esses são espaços apenas de cuidado, a superação do pensamento que desvaloriza as culturas infantis compreendendo a criança pequena numa perspectiva de consumo, entre outros. A proposta para a superação dos desafios discutidos nesse texto é o desenvolvimento de uma educação científica e tecnológica crítica desde a infância, desenvolvida nos espaços das instituições de educação infantil, que pode colaborar com o desenvolvimento de um pensamento coletivo e cidadão, que valorize a criança, suas pesquisas, suas perguntas e seu olhar peculiar sobre o mundo que a cerca. Essa construção é algo que se dá progressivamente e o referencial teórico de Paulo Freire e sua pedagogia podem colaborar com esse desenvolvimento.&nbsp; A experiência de um Centro Municipal de Educação Infantil do município de Curitiba, que desenvolveu experiências com a educação científica e tecnológica com base nas categorias da pedagogia freireana, mostram que é possível envolver a criticidade, a dialogicidade, a curiosidade epistemológica e os saberes dos educandos nas propostas de trabalho com as crianças pequenas na possibilidade de valorizar suas potencialidades e suas infâncias vividas na instituição de ensino. O objetivo desse artigo é analisar as narrativas docentes, com base na metodologia da análise de discurso, para exemplificar que a educação científica crítica e libertadora pode ser uma resposta aos desafios da pós-modernidade.</p> 2024-08-26T19:11:59+00:00 ##submission.copyrightStatement## https://fisica.ufmt.br/eenciojs/index.php/eenci/article/view/1376 ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA NOS ANOS INICIAIS: CONTRIBUIÇÕES DO RECURSO DIGITAL PADLET NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM 2024-08-31T13:33:23+00:00 Fabiana Martins Freitas fabiana.freitas@aluno.uepb.edu.br Evanize Custódio Rodrigues evanize.rodrigues@aluno.uepb.edu.br Márcia Adelino da Silva Dias marciaadelinosilva@gmail.com <p>O Ensino de Ciências constitui um caminho relevante na formação de cidadãos críticos e atuantes na sua realidade. Por isso, é essencial ofertar um ensino de qualidade, para que este ganhe significado na vida do aluno desde os anos iniciais de escolaridade. Devido aos diversos entraves existentes no cenário educacional, nem sempre o Ensino de Ciências atinge os objetivos previstos. Nesse direcionamento, a presente pesquisa objetiva investigar contribuições de uma proposta didática no processo de Alfabetização Científica de alunos dos anos iniciais, destacando o uso da plataforma digital Padlet como recurso para evidenciar possíveis indicadores. O estudo apoiou-se na metodologia da pesquisa qualitativa descritiva e como instrumentos de coleta de dados utilizou-se a observação e análise das produções realizadas pelos participantes. A proposta pedagógica desenvolvida em campo utilizou-se da metodologia dos Três Momentos Pedagógicos e dos Indicadores da Alfabetização Científica. A proposta foi realizada com alunos do 4º ano do Ensino Fundamental de uma escola pública do interior do Nordeste do Brasil. O recurso Padlet foi utilizado com a finalidade de evidenciar indicadores da Alfabetização Científica do público-alvo. A partir dos resultados analisados, constatou-se a presença de alguns indicadores da Alfabetização Científica fato que aponta que a intervenção pedagógica trouxe contribuições positivas para construção dos conhecimentos dos colaboradores; observou-se ainda que o uso de recursos como o Padlet pode ajudar o professor a avaliar se os estudantes estão (ou não), em processo de Alfabetização Científica.&nbsp;</p> 2024-08-26T19:20:26+00:00 ##submission.copyrightStatement## https://fisica.ufmt.br/eenciojs/index.php/eenci/article/view/1390 A ROBÓTICA EDUCACIONAL EM UMA UEPS PARA O ENSINO DE ESTÁTICA 2024-08-31T13:33:35+00:00 JUCELINO CORTEZ jucelinocortez@gmail.com Roberto Wiest robertow.wiest@gmail.com Alexandre Tagliari Lazzaretti alexandrelazzaretti@ifsul.edu.br <p>Este artigo descreve o desenvolvimento e os resultados obtidos de uma pesquisa voltada para a construção e a aplicação de uma unidade de ensino potencialmente significativa (UEPS) desenvolvida na disciplina de Física, junto a uma turma do segundo ano do curso Técnico em Mecânica do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-rio-grandense, campus de Passo Fundo, utilizando-se, como principal recurso, o kit de robótica educacional LEGO. As motivações para esta iniciativa residem na perspectiva de que a robótica educacional pode contribuir com a promoção de um ensino de física mais atrativo, contextualizado, coerente com a realidade dos estudantes e próximo das tecnologias que permeiam o universo da educação. A metodologia utilizada foi norteada pelas teorias da pesquisa qualitativa, com procedimentos bibliográficos, de pesquisa-ação e experimentais. Os resultados desta pesquisa foram obtidos por meio da aplicação da UEPS e da análise de questionários abertos. Foi possível identificar junto ao engajamento e o interesse dos estudantes, o desenvolvimento da capacidade de relacionar a física com o cotidiano, o protagonismo e a iniciativa de enfrentar os desafios, reafirmando a importância dessas iniciativas em prol da melhoria do ensino da física.</p> 2024-08-26T19:37:17+00:00 ##submission.copyrightStatement## https://fisica.ufmt.br/eenciojs/index.php/eenci/article/view/1268 A UTILIZAÇÃO DE UM ESTEREOSCÓPIO PARA A PRODUÇÃO DE IMAGENS 3D: UMA FERRAMENTA DE ENSINO DA POLARIZAÇÃO DA LUZ EM UMA ABORDAGEM SOCIOCULTURAL PARA O ENSINO MÉDIO 2024-08-31T13:33:43+00:00 Edson Firmino Viana de Carvalho edson.carvalho@ufma.br Carlos Adriano da Conceição Cardoso adriano.carlos@ufma.br Clenilton Costa dos Santos clenilton.cs@ufma.br Cláudio Rejane da Silva Dantas claudio.dantas@urca.br <p>Este trabalho trata de uma proposta pedagógica que possibilita o ensino do fenômeno da polarização da luz para estudantes do ensino médio através do uso de um estereoscópio confeccionado com materiais de fácil aquisição para exibição de imagens tridimensionais. O processo de investigação da aprendizagem está fundamentado na teoria sociocultural de Lev Vygotski, principalmente na valorização das interações socioculturais entre os educandos para apoiar o desenvolvimento de funções mentais superiores. Como aspecto metodológico, fundamentamo-nos nas etapas da Situação de Estudo (SE). A pesquisa de intervenção foi implementada em uma turma de 35 alunos da terceira série do ensino médio regular de uma escola da rede pública de ensino localizada na cidade de São Luís, no Maranhão. Nossa fonte direta de coleta de dados foi o professor/pesquisador, as observações dos participantes durante as etapas da SE, registros em notas de campo e questionários. A investigação revela que a proposta despertou o interesse dos alunos, proporcionou maior interação e engajamento no contexto de aquisição das aprendizagens e agregou significado ao conceito abstrato sobre a natureza da luz, especificamente no entendimento do fenômeno de polarização da luz.</p> 2024-08-26T19:41:39+00:00 ##submission.copyrightStatement## https://fisica.ufmt.br/eenciojs/index.php/eenci/article/view/871 SEMINÁRIOS EM GRUPO - UMA ESTRATÉGIA PARA APRENDIZADO ATIVO E COLABORATIVO 2024-08-31T13:33:49+00:00 Fernando Schoenmaker fernando.schoenmaker@ifsp.edu.br Bayardo Baptista Torres bayardo@iq.usp.br <p>As modalidades didáticas alinhadas com o aprendizado ativo são, reconhecidamente, estratégias que contribuem para aperfeiçoar o processo educacional. Em uma disciplina de Bioquímica, desenvolvemos uma metodologia de seminários em grupo com o objetivo de torná-los uma atividade ativa e colaborativa. A estratégia, que se revelou muito eficiente, baseia-se em ter (i) temas inseridos na ementa da disciplina e fazendo parte do conteúdo de avaliação; (ii) preparação supervisionada; (iii) apresentação segundo normas específicas e (iv) avaliação dupla: pelos pares e pelo professor. A receptividade pelos participantes foi elevada sob todos os aspectos pesquisados: pertinência dos temas escolhidos, dedicação à apresentação, corresponsabilidade na avaliação, desenvolvimento de autonomia e contribuição para a formação científica. Os resultados obtidos indicam que a forma adotada para conduzir os seminários é uma alternativa atraente para o comprometimento dos alunos com seu próprio aprendizado e pode contribuir para o desenvolvimento de algumas habilidades pouco exploradas pelo procedimento convencional.</p> 2024-08-26T19:46:43+00:00 ##submission.copyrightStatement## https://fisica.ufmt.br/eenciojs/index.php/eenci/article/view/1397 O IMPACTO DO MESTRADO NACIONAL PROFISSIONAL EM ENSINO DE FÍSICA (MNPEF) NO DESENVOLVIMENTO DE TRABALHOS SOBRE TECNOLOGIAS DIGITAIS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO 2024-08-31T13:33:54+00:00 Marcelo Esteves de Andrade marcelo.andrade@ifes.edu.br Alessandra Aparecida Viveiro alessandraviveiro@gmail.com João Vilhete Viegas D'Abreu jvilhete@unicamp.br <p>O Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física (MNPEF) é um programa de pós-graduação <em>strictu-senso</em> voltado para professores de Física que atuam na Educação Básica de nosso país. Esta ação envolve uma parceria entre a Sociedade Brasileira de Física (SBF) e a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), e contempla várias instituições de ensino superior espalhadas por todas as regiões do país. Uma das ênfases da proposta pedagógica deste programa é a integração das Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDIC) aos processos de ensino e aprendizagem em Física. Neste artigo, que é um recorte de um Estado da Arte mais amplo sobre TDIC no Ensino de Física, apresentamos alguns dados que evidenciam como o MNPEF tem fomentado o desenvolvimento de trabalhos que envolvem a utilização das TDIC no contexto das escolas da Educação Básica em nosso país.</p> 2024-08-26T20:17:23+00:00 ##submission.copyrightStatement## https://fisica.ufmt.br/eenciojs/index.php/eenci/article/view/1400 EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS NA ERA DA PÓS-VERDADE: O TERRAPLANISMO 2024-08-31T13:33:58+00:00 Vinícius Sanches Moreira Lima, Msc. vinicius.sml@gmail.com Ícaro Meidem, Msc. icaromeidem2@gmail.com Luciano Fernandes Silva, Dr. lufesilva@unifei.edu.br <p>O tema do terraplanismo apresenta uma série de desafios para toda a sociedade. Nesse contexto, elaborou-se uma sequência didática composta de 9 aulas voltada para estudantes do ensino médio de uma escola pública localizada no sul do estado de Minas Gerais. A sequência didática foi construída a partir do tema terraplanismo, e este foi problematizado e articulado com conteúdos de Física e Astronomia. A sequência didática ofereceu um contexto especial para desenvolver uma pesquisa orientada pela seguinte questão: que compreensões sobre a ideia de terraplanismo vão sendo construídas por alunos participantes da aplicação de uma sequência didática sobre o tema? Este é um estudo de cunho qualitativo. Foram obtidos dados a partir de questionários respondidos pelos alunos e de anotações feitas pelos professores/pesquisadores. Os resultados indicam que os alunos possuem uma pré-disposição para não se envolver com o terraplanismo. Todavia, também é evidente que eles se ressentem da ausência de conhecimento científico para sustentar considerações sobre o formato da Terra. Os dados indicam que os estudantes se ressentem de conhecimentos científicos que lhes ofereçam possibilidades concretas de sustentar argumentos em favor da Ciência, sendo este um movimento silencioso e perigoso nos dias atuais, em especial</p> 2024-08-27T20:04:19+00:00 ##submission.copyrightStatement## https://fisica.ufmt.br/eenciojs/index.php/eenci/article/view/1394 GERAÇÃO E USO DE ENERGIA ELÉTRICA SUSTENTÁVEL E MECÂNICA QUÂNTICA NO CONTEXTO DO NOVO ENSINO MÉDIO 2024-08-31T13:34:04+00:00 Silvana Perez silperez_1972@hotmail.com Rayanna Corrêa Cabral rayannaufpa@gmail.com <p>O presente artigo tem como objetivo apresentar um produto educacional desenvolvido na forma de uma proposta de projeto integrador de 60 horas para o Novo Ensino Médio que busca abordar a geração de energia elétrica de maneira sustentável, relacionando de maneira contextualizada conteúdos de Mecânica Quântica e Eletromagnetismo com a discussão da matrizes energética e elétrica brasileira. O projeto foi desenhado de acordo com a metodologia didática da Aprendizagem Baseada em Projetos (ABP) e enfoque STEAM, com o uso de experimentos de Física, simuladores e produção de um artefato como projeto final. Esse material é fruto de uma pesquisa translacional realizada durante o Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física, e sua implementação em sala de aula ocorreu em dois espaços: com uma turma de ensino médio de Educação de Jovens e Adultos da rede pública de ensino da cidade de Igarapé-Miri, interior do estado do Pará; com duas turmas de calouros de licenciatura em Física – EAD da Universidade Federal do Pará. Os resultados foram promissores nos dois cenários de implementação, no decorrer do processo de aprendizagem foram observados indícios de&nbsp; desenvolvimento de competências e habilidades associadas com o letramento científico e de engenharia.&nbsp;</p> 2024-08-27T20:10:59+00:00 ##submission.copyrightStatement## https://fisica.ufmt.br/eenciojs/index.php/eenci/article/view/1419 PROCESSOS DE INVESTIGAÇÃO-FORMAÇÃO-AÇÃO EM ENSINO DE CIÊNCIAS NA FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORAS DOS ANOS INICIAIS 2024-08-31T13:34:09+00:00 Kaliandra Pacheco Teixeira kaliandrapachecodelima@gmail.com Rúbia Emmel rubia.emmel@iffarroupilha.edu.br <p>Neste artigo apresentamos um estudo que teve como objetivo identificar metodologias e estratégias de ensino, bem como as dificuldades encontradas na ação docente dos Anos Iniciais no ensino de Ciências a partir de uma Investigação-Formação-Ação em Ensino de Ciências (IFAEC). A pesquisa fundamenta-se na abordagem qualitativa e o método utilizado foi a pesquisa-ação, tendo como instrumento de coleta de dados um questionário e diários de formação. A população pesquisada consiste em um grupo de sete professoras de uma escola pública do Noroeste do Rio Grande do Sul (RS). A partir das escritas narrativas das professoras, tanto dos diários de formação, como das respostas do questionário e pela Análise de Conteúdo, emergiram duas espirais reflexivas: A) Concepções sobre o Ensino de Ciências nos Anos Iniciais e B) A IFAEC, desafios, limites e possibilidades, a partir da qual construímos dois ciclos reflexivos. Nesse âmbito, a IFAEC, no contexto do Anos Iniciais no ensino de Ciências, permitiu às professoras diálogos críticos e transformação de concepções ressignificando o ensino de Ciências. Portanto, foi possível refletir a partir das análises dos movimentos formativos acerca da IFAEC na promoção da racionalidade crítica e/ou emancipatória no ensino de Ciências nos Anos Iniciais.</p> 2024-08-27T20:17:35+00:00 ##submission.copyrightStatement## https://fisica.ufmt.br/eenciojs/index.php/eenci/article/view/1405 ENSINO INVESTIGATIVO PARA OS ANOS FINAIS DO FUNDAMENTAL SOBRE AS CONSEQUÊNCIAS DOS MICROPLÁSTICOS NOS OCEANOS 2024-08-31T13:34:14+00:00 Miriane do Nascimento Schaurich miri.schaurich@gmail.com <p>A poluição ambiental por plásticos não é novidade. Há décadas se fala da importância da reciclagem desse material para que a poluição diminua. Porém, hoje em dia sabe-se que com a ação do tempo, entre outros fatores, os plásticos são reduzidos a níveis microscópicos (&lt; 5 mm de espessura) – os chamados microplásticos. O termo foi instituído nas duas últimas décadas, quando foram intensificados os estudos que encontraram o material na neve superficial na Antártica. Além disso, sabe-se que devido ao seu tamanho os microplásticos são facilmente absorvidos e ingeridos por diversos seres vivos inclusive humanos. Devido aos problemas ambientais e de saúde ocasionados ao ambiente e à população, o presente estudo visou conscientizar e provocar a discussão sobre o assunto nas salas de aula da educação básica pública. Para isso, foram desenvolvidas, através de metodologia ativa, uma sequência didática investigativa composta por oito atividades. O trabalho foi desenvolvido com duas turmas do 7º ano do ensino fundamental. Após a aplicação das atividades foi possível observar a mudança de comportamento dos alunos, comprovando que o ensino investigativo pode contribuir com a sensibilização e cientificação de temas em sala de aula. É fundamental que os professores tenham um olhar diferenciado na educação, buscando estratégias que tornem os alunos mais interessados e conscientes ambientalmente.</p> 2024-08-27T20:22:49+00:00 ##submission.copyrightStatement## https://fisica.ufmt.br/eenciojs/index.php/eenci/article/view/1403 FORMAÇÃO DE PROFESSORES EM CIÊNCIAS: PERCEPÇÃO DO ENSINO DE ASTRONOMIA PARA OS ANOS INICIAIS DA ESCOLARIDADE 2024-08-31T13:34:20+00:00 Denis Eduardo Peixoto denis.peixoto@outlook.com Maria José Fontana Gebara maria.gebara@ufscar.br <p>Nosso objetivo principal nesta pesquisa foi compreender como estudantes de um curso de Pedagogia, de uma universidade pública do estado de São Paulo, relacionam as sugestões de temas astronômicos da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) com seus planejamentos docentes. Para isso, em uma disciplina em que a temática fora abordada, solicitamos que elaborassem planos de aula sobre astronomia. Participaram da pesquisa 32 alunas, cujos dados analisados indicaram que, mesmo após terem obtido informações específicas sobre as orientações acerca do ensino de astronomia sugeridos pela BNCC, as futuras pedagogas não assumiram o documento como normativo, desconsiderando-a para a elaboração de seus planejamentos, assim como evitaram a literatura sobre o ensino de temas astronômicos, vindo a replicar o ensino tradicional que provavelmente vivenciaram ainda enquanto estudantes da educação básica.</p> 2024-08-29T12:13:00+00:00 ##submission.copyrightStatement## https://fisica.ufmt.br/eenciojs/index.php/eenci/article/view/1385 MENINAS CIENTISTAS: OFICINAS DE QUÍMICA COMO FERRAMENTA DO ENSINO DE CIÊNCIAS PARA ALUNAS DO ENSINO FUNDAMENTAL DA REDE PÚBLICA DE ENSINO DO ESTADO DE GOIÁS 2024-08-31T13:34:26+00:00 João Oliveira Ramos Neto joaooliveiraramosneto@gmail.com <p>O presente trabalho de relato de experiência apresenta resultados do projeto Meninas Cientistas que realizou oficinas de Química como ferramenta de Ensino de Ciências para alunas da segunda fase do ensino fundamental, de três escolas públicas de Uruaçu, no Estado de Goiás, no Brasil. As atividades experimentais foram realizadas através de cinco oficinas envolvendo aprendizagem de aspectos básicos no laboratório de Química do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás – Campus Uruaçu, além da produção de sabonetes, xampus e aromatizantes de ambiente. Todas as atividades aqui descritas tiveram o objetivo de levar as alunas a uma aprendizagem significativa, por meio da participação guiada, interação, articulação entre teoria e prática e discussão de conceitos de forma investigativa. As alunas mostraram-se empenhadas e motivadas durante a execução das atividades e notou-se que as etapas do projeto proporcionaram as alunas apropriar-se dos conhecimentos científicos inerentes às Ciências da Natureza e suas tecnologias.</p> 2024-08-29T12:17:39+00:00 ##submission.copyrightStatement## https://fisica.ufmt.br/eenciojs/index.php/eenci/article/view/1412 POTENCIALIDADES DE UMA SEQUÊNCIA DE ENSINO INVESTIGATIVO NO ENSINO DE QUÍMICA NA PROMOÇÃO DA ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA 2024-08-31T13:34:31+00:00 Juliana Helena Moreno Ventura julianahelena_ms@yahoo.com.br Pedro Miranda Junior pedro.mjr@ifsp.edu.br <p>Este trabalho, realizado em uma abordagem qualitativa, tem como objetivo analisar potencialidades de uma Sequência de Ensino Investigativo (SEI) para promoção da alfabetização científica de estudantes de uma turma do 9º ano do Ensino Fundamental. A SEI, desenvolvida a partir do tema “propriedades físicas e químicas e seu uso na identificação de substâncias”, foi estruturada nas seguintes etapas: (i) leitura e discussão de um texto; (ii) o problema proposto; (iii) o experimento investigativo; (iv) sistematização dos conhecimentos construídos; e (v) o debate. Os dados foram coletados por meio de observação participante, questionário, gravação de áudios e produções dos estudantes. Os dados foram categorizados com base nos pressupostos da análise de conteúdo de Bardin. Utilizamos os indicadores propostos por Sasseron e Carvalho para evidenciar a alfabetização científica dos estudantes durante as atividades da SEI. A partir da análise das potencialidades da SEI, concluímos que o ensino de ciências por investigação contribui para despertar o interesse e o espírito científico dos estudantes, corroborando assim para um aprendizado significativo e para promoção da alfabetização científica. Diferentes indicadores da alfabetização científica foram evidenciados nas falas e produções dos estudantes, sendo mais recorrentes o “levantamento de hipóteses” e a “explicação”.</p> <p>&nbsp;</p> 2024-08-29T12:20:58+00:00 ##submission.copyrightStatement## https://fisica.ufmt.br/eenciojs/index.php/eenci/article/view/1417 EXPLORANDO A ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA POR MEIO DA PROPAGAÇÃO VEGETATIVA: RELATO DE EXPERIÊNCIA DE UMA EQUIPE RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA 2024-08-31T13:34:38+00:00 Ana Laura Galacci Alves analauragalaccialves@gmail.com Amanda Mair de Moura amandamairmoura@gmail.com Eduarda Muraro de Castilhos eduardamuraroc@gmail.com Emily Denardi Martins emilydenardi27@gmail.com Paola Rodrigues rodriguespaola2015@gmail.com Vinicius Jun Matsuda Tamashiro Jun.VMT94@Gmail.com Juliana Aparecida da Silva Schimit juliana.schimith@escola.pr.gov.br Priscila Caroza Frasson Costa priscila@uenp.edu.br <p>A alfabetização científica é um tema essencial na educação em ciências, visando capacitar os indivíduos a compreender, analisar criticamente e tomar decisões informadas sobre questões científicas. A propagação vegetativa, é um método de reprodução assexuada das plantas, proporciona uma abordagem prática para o ensino de Botânica, promovendo a compreensão de processos de reprodução, princípios genéticos e hereditários. O Programa Residência Pedagógica emerge como uma estratégia formativa crucial para futuros professores, permitindo uma imersão prática na docência e o estabelecimento de vínculos afetivos com os alunos. Com isso, este estudo apresenta um relato de experiência de atividades em escola e reflexões para a formação inicial, de um grupo de Residentes Pedagógicos, com enfoque na propagação vegetativa e na alfabetização científica. Por meio de abordagens teóricas e práticas durante a execução de atividades, a propagação vegetativa foi o tema escolhido para o trabalho em direção aos princípios da alfabetização científica dos alunos participantes. A partir disso, cada aluno escolheu uma espécie de planta para cultivar, sendo eles os responsáveis pelo cuidado dela e com isso muitos deles puderam concluir a importância da leitura e pesquisa para saber sobre a biologia geral dessa planta, para que de fato o experimento dê um resultado conforme o esperado.</p> 2024-08-29T12:28:43+00:00 ##submission.copyrightStatement## https://fisica.ufmt.br/eenciojs/index.php/eenci/article/view/1273 SEQUÊNCIAS DIDÁTICAS PARA TRABALHAR O TEMA ÁGUA NO CONTEXTO LOCAL EM TURMAS DE 4° E 5° ANO 2024-08-31T13:34:46+00:00 Carlos Emanuel Izidro da Silva cemanoel664@gmail.com Breno Carvalho da Silva breno.carvalho.silva@aluno.uepb.edu.br Yêda Gabriela Pereira Alves yedagabriela.bio@gmail.com Evaldo de Lira Azevêdo evaldo.azevedo@ifpb.edu.br <p>A implementação de sequências didáticas possibilita uma melhor forma de entendimento dos conteúdos, fazendo com que os estudantes desenvolvam a capacidade de identificar problemas, tais como os que envolvem o tema água. Tais problemas são eficientemente trabalhados quando partem do contexto local, pois quanto mais cedo se tem conhecimento, mais cedo se entende a necessidade de conservar este recurso. O objetivo do trabalho foi desenvolver e aplicar sequências didáticas para trabalhar o tema água na disciplina de ciências (4º e 5° ano). A pesquisa tem caráter qualitativo, buscando contextualizar a temática água à realidade local dos estudantes. Os assuntos abordados nas sequências didáticas foram transformações físicas da água (4° ano) e ciclo da água, importância da cobertura vegetal e formas sustentáveis da utilização da água no (5° ano). Também foram propostas e discutidas metodologias ativas de aprendizagem. Duas sequências estruturadas (Importância da cobertura vegetal e formas sustentáveis da utilização da água) foram aplicadas. O trabalho mostrou-se de grande importância para o desenvolvimento educacional dos estudantes ao contextualizar o tema água. A partir das duas sequências aplicadas, foi possível notar o aprendizado dos estudantes, os quais demonstraram curiosidade e interesse ao longo da aplicação das sequências.</p> <p><strong>Palavras-chave:</strong> Ensino de Ciências; Metodologias Ativas de Ensino; Problemática Hídrica.</p> <p>&nbsp;</p> 2024-08-29T12:33:33+00:00 ##submission.copyrightStatement## https://fisica.ufmt.br/eenciojs/index.php/eenci/article/view/1395 A INFLUÊNCIA DO JOGO CATALISADOR DE CONTEÚDO SOBRE O TEMA ÁGUA NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM DOS ESTUDANTES DO ENSINO FUNDAMENTAL II 2024-08-31T13:34:53+00:00 Mariana Monteiro Soares Crespo de Alvarenga mmmmonteiro6@gmail.com Gerson Tavares do Carmo gtavares33@gmail.com <p class="RECC04Resumo" style="margin-bottom: 0cm;"><span style="font-size: 12.0pt; font-family: 'Times New Roman',serif;">O objetivo é apresentar a aplicabilidade do “Jogo catalisador de conteúdos: purificando as águas do Reino Atlantis” para o 6º ano do Ensino Fundamental, quanto à sua eficiência no aprendizado do tema água. A metodologia, de natureza quantitativa, aconteceu em duas escolas, A e B. Na ocasião, houve interação do conteúdo com o jogo e aulas tradicionais. O jogo influenciou no aprendizado de 79,6% dos estudantes, porém, não houve grande diferença estatística entre os aprendizados finais dos estudantes que não participaram do jogo, contando com 76,2%. Com essa perspectiva, mesmo que os resultados também tenham sofrido influência amostral, pôde-se concluir que os jogos oferecem ao estudante o recurso de serem participativos no aprendizado.</span></p> 2024-08-29T12:36:42+00:00 ##submission.copyrightStatement## https://fisica.ufmt.br/eenciojs/index.php/eenci/article/view/1396 ENSINANDO RAJADAS DE VENTO COM O AUXÍLIO DE DADOS EMPÍRICOS 2024-08-31T13:34:56+00:00 Lucio Ângelo Vidal lucio.vidal@ifmt.edu.br andreia da silva tavares andreia.physical@gmail.com josé vinícius da costa filho jose.costa@ifmt.edu.br <p>O objetivo deste artigo foi mediar conhecimentos sobre rajadas de vento em uma experiência de ensino ocorrida em uma aula de Física realizada com treze discentes de Engenharia de uma instituição pública que contempla o ensino superior no município de Cuiabá. Nesse sentido, foi ministrada uma aula com definição do conceito, identificação do fenômeno no código METAR e dados empíricos relativos às ocorrências na cidade. Como resultados da avaliação de aprendizagem, verificou-se que houve um aproveitamento satisfatório na grande maioria das perguntas do questionário de avaliação aplicado aos discentes. Entende-se que há um grande potencial em aproximar a aula de Física das experiências de ensino direcionadas à Meteorologia, pois há na atualidade uma grande necessidade de se desmitificar a compreensão de fenômenos oriundos desta ciência.</p> 2024-08-29T12:48:18+00:00 ##submission.copyrightStatement## https://fisica.ufmt.br/eenciojs/index.php/eenci/article/view/1427 ANALISANDO O POTENCIAL DA HISTÓRIA E FILOSOFIA DA CIÊNCIA COMO ABORDAGEM PARA O ENSINO DE GENÉTICA BÁSICA EM UMA TURMA DO ENSINO MÉDIO 2024-08-31T13:35:01+00:00 Hugo Cássio Aquino hugo.cassio@ufvjm.edu.br Iury Henrique Fernandes iury.henrique@ufvjm.edu.br Geraldo Wellington Rocha Fernandes geraldo.fernandes@ufvjm.edu.br <p>O presente trabalho teve o objetivo de avaliar a percepção dos estudantes de uma escola pública no 3° ano do ensino médio, acerca dos conteúdos conceituais relacionados à Genética Básica (Hereditariedade, Genética Mendeliana e Estrutura e Função do DNA), utilizando a História e Filosofia da Ciência (HFC) como abordagem de ensino.&nbsp; Para isso, foi elaborada e desenvolvida uma Sequência Didática (SD) acompanhada por diversas estratégias e recursos didáticos. Os procedimentos metodológicos da pesquisa foram caracterizados por uma abordagem qualitativa e exploratória explicativa. Foram utilizados como instrumentos e técnicas para a coleta de dados: as respostas e falas dos estudantes em relação às problematizações e percepções sobre o conteúdo ao longo das aulas, além das respostas a partir do uso de ferramentas digitais, como o <em>Mozaik 3D</em> e o <em>Kahoot,</em> e um questionário impresso contendo perguntas abertas sobre a estrutura e função do DNA, com base na HFC. Para analisar os dados desta pesquisa, utilizou-se a Análise Textual Discursiva (ATD), a partir de três categorias pré-estabelecidas com suas respectivas subcategorias emergentes: 1. Incorporação da HFC no ensino de Genética Básica; 2. Potencialidades da abordagem histórica e filosófica para o ensino de Genética; 3. Avaliação do impacto da HFC como abordagem de ensino para a compreensão dos conteúdos de Genética Básica. A análise da primeira categoria indicou que os estudantes demonstraram compreensão e análise crítica dos conteúdos quando se utilizou a HFC como abordagem de ensino. Na segunda categoria, o estudo de alguns conceitos de Genética, na perspectiva histórica, permitiu aos estudantes expressarem suas percepções sobre as questões éticas, sociais e culturais do conteúdo proposto. Na última categoria, as ferramentas digitais <em>Mozaik 3D</em> e <em>Kahoot</em> foram essenciais para avaliar a compreensão dos conteúdos, resultando em maior participação e motivação dos estudantes.</p> 2024-08-29T12:53:26+00:00 ##submission.copyrightStatement## https://fisica.ufmt.br/eenciojs/index.php/eenci/article/view/1441 INTEGRANDO SABERES LOCAIS E CIENTÍFICOS: PLANTAS MEDICINAIS COMO FERRAMENTAS PEDAGÓGICAS NO ENSINO DE BOTÂNICA 2024-08-31T13:35:09+00:00 Helena Pereira Leite 191974@upf.br Cristiano Roberto Buzatto crbuzatto@gmail.com <p>Este estudo investiga a integração entre saberes locais e científicos no Ensino de Botânica, com ênfase no uso pedagógico de plantas medicinais. Desta forma, o presente estudo tem como objetivo analisar as contribuições de uma sequência de atividades sobre plantas medicinais para o desenvolvimento de um produto educacional destinado ao Ensino de Botânica. A apresentação do produto educacional ocorreu em seis encontros com uma turma de segundo ano do Ensino Médio. Destaca-se a importância de valorizar os conhecimentos prévios dos alunos, fundamentada na teoria de Ausubel, para promover uma aprendizagem significativa. A negligência do conhecimento popular em favor do saber científico pode resultar em um ensino descontextualizado. No entanto, é importante utilizar as plantas medicinais com responsabilidade, considerando os potenciais efeitos negativos de seu uso inadequado. O estudo ressalta ainda a relevância das plantas medicinais nas práticas culturais locais, contribuindo para a formação da identidade individual e coletiva dos alunos, especialmente em comunidades como Porto Velho, RO, onde essas práticas estão intimamente ligadas aos costumes ribeirinhos.</p> 2024-08-29T12:57:21+00:00 ##submission.copyrightStatement## https://fisica.ufmt.br/eenciojs/index.php/eenci/article/view/1391 Heróis ou Vilões? Desmistificando os parasitos através da cultura pop como ferramenta de divulgação científica 2024-08-31T13:35:15+00:00 Natália Pinheiro Sommer natalia_sommer@hotmail.com Mariana de Oliveira Schimit marianaschimit98@gmail.com Letícia Dias Monteiro leticiamonteiro.bio@gmail.com Stephanie Lopes de Jesus stephanielopesj@gmail.com Marcos Dums dums.marcos@gmail.com Cláudia Calegaro-Marques claudia.marques@ufrgs.br <p>A pesquisa realizada nas universidades, que promove conhecimento científico, deveria ser disseminada de forma acessível e diferenciada para o público leigo. A pesquisa científica, englobando o estudo do parasitismo, é essencial não somente para a formação profissional, mas também para a sociedade como um todo, pois contribui para o bem-estar da população e a melhoria da qualidade de vida, permitindo que entendam assuntos que vão além de sua realidade social. Neste sentido, o Laboratório de Helmintologia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (LabHelm/UFRGS) aderiu ao projeto “UFRGS Portas Abertas” com a atividade intitulada “Heróis ou vilões: a saga infinita dos parasitos”. O objetivo dessa atividade foi trazer ao conhecimento do público aspectos da parasitologia em ambientes naturais. Através de um tema atual e popular, utilizando como inspiração o filme “Vingadores: Guerra Infinita”, foram trabalhados aspectos da biologia, da ecologia, da evolução e da importância dos parasitos na natureza. Os visitantes percorreram seis estações onde foram estabelecidas relações entre os poderes apresentados no filme e diferentes aspectos do parasitismo. O interesse e a motivação dos participantes ao realizarem as atividades foram visíveis pelo entusiasmo em relação à compreensão do conteúdo abordado. Também foi destacada a importância de uma linguagem acessível para a divulgação científica.</p> 2024-08-29T13:02:15+00:00 ##submission.copyrightStatement## https://fisica.ufmt.br/eenciojs/index.php/eenci/article/view/1393 (RE)CONSTRUÇÃO DO CONCEITO DE CÉLULA: UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA COM ESTUDANTES DO ENSINO MÉDIO 2024-08-31T13:35:28+00:00 Ana Beatriz Vanderlei abia_09@hotmail.com Renato Amorim da Silva renatoamorim2009@gmail.com Alex Antonio Brandão alex.brandao@ufpe.br Italo Roberto do Nascimento Araújo italo.nascimentoaraujo@ufpe.br Reynan Lucas de Lima Gomes reynan.lucas@ufpe.br Ricardo Ferreira das Neves ricardo.fneves2@ufpe.br <p>A abordagem do conceito de célula em sala de aula é primordial para a compreensão de processos e de fenômenos biológicos fundamentais à vida, mas por apresentar uma morfofisiologia microscópica e deter aspectos complexo e abstrato, requer significativa mobilidade cognitiva do estudante para entendê-lo. Isso acaba por inferir dificuldades em sua observação direta, ocasionando obstáculos ao estudo escolar, o que necessita de meios diferenciados como uso de novas metodologias e de novas ferramentas, que corroborem com o processo de ensino, visando ressignificar ideias do senso comum e ajudar os alunos na sua aprendizagem. O objetivo da pesquisa foi analisar o processo de (re)construção do conceito de célula mediante a aplicação de uma Sequência Didática (SD) utilizando os princípios do Ciclo da Experiência de Kelly (CEK) com estudantes do Ensino Médio. A proposta envolveu uma SD aplicada a estudantes do 2º Ano do Ensino Médio, vivenciando as cinco etapas do CEK: antecipação, investimento, encontro, validação e revisão construtiva, que envolveu pré e pós-teste, aulas expositivas-dialogadas, práticas e produção de modelos didáticos. Os resultados apontam dificuldades na compreensão do conceito com relação às funções em nível celular e na diferenciação entre tipos e entre grupos celulares. Alguns modelos mentais apresentavam a representação do ovo-frito. A experiência proporcionada CEK emergidas em suas etapas durante a SD permitiu a construção conceitual e de modelos mentais mais próximos do conhecimento científico, possibilitando a ressignificação do conceito de célula em escala macro e micro. É importante que o professor busque novas alternativas didático-pedagógicas através de um ensino mais dinâmico e atrativo, permitindo aos estudantes revisarem suas concepções iniciais e possam ressignificá-las.</p> 2024-08-29T13:07:00+00:00 ##submission.copyrightStatement## https://fisica.ufmt.br/eenciojs/index.php/eenci/article/view/1252 CONHECIMENTOS FÍSICOS E MATEMÁTICOS PRESENTES NAS FERRAMENTAS MANUAIS DA CONSTRUÇÃO CIVIL 2024-08-31T13:35:36+00:00 Joel Rodrigues Serrão joelserrao17@gmail.com José Maria dos Santos Lobato Júnior junioredumat@gmail.com Sebastião Martins Siqueira Cordeiro sebastiao@ufpa.br Anderson Portal Ferreira anderson.ferreira@ifpa.edu.br José Francisco da Silva Costa jfsc@ufpa.br <p>Este trabalho teve como tema apresentar os conhecimentos físicos e matemáticos presentes nas ferramentas manuais da construção civil. Para desenvolver essa abordagem, utilizou-se uma pesquisa de caráter bibliográfico e de campo com três profissionais da construção civil no sentido de avaliar os conhecimentos que possuem das teorias da Física e da Matemática presentes nas ferramentas manuais que utilizam no cotidiano. Buscou-se comparar a ligação entre o empírico oriundo das experiências desses profissionais com os conhecimentos científicos para constatar o elo entre os dois conhecimentos. Concluiu-se a pesquisa considerando que apesar dos entrevistados não conhecerem a parte científica (conceitos de pressão para as ferramentas cortantes, a Hidrostática inserida na lei de Stevin utilizada no nível de mangueira, o compasso,&nbsp; esquadro e a linha de nylon relacionadas com o conceito de ângulos, círculo, circunferência e retas), conseguiram a partir do conhecimento empírico mostrar os mesmos resultados previstos pelas formulações matemáticas e teorias físicas inseridas nas ferramentas usadas na construção civil.</p> 2024-08-31T12:47:13+00:00 ##submission.copyrightStatement## https://fisica.ufmt.br/eenciojs/index.php/eenci/article/view/1380 UNIDADES DE ENSINO POTENCIALMENTE SIGNIFICATIVAS BASEADAS NA INTERDISCIPLINARIDADE SOBRE A TEMÁTICA ELETRICIDADE: INVESTIGANDO AS CONCEPÇÕES DOS ALUNOS DO CURSO SUPERIOR DE LICENCIATURA EM CIÊNCIAS DA NATUREZA 2024-08-31T13:35:43+00:00 Ronald dos Santos Merlim ronald1merlim@yahoo.com.br Helen Sant’ana dos Santos Ribeiro Freitas helen.sntn@gmail.com Alex Ribeiro Maciel da Silva alexmacielrs01@gmail.com Juliana Monteiro da Silva juliana.msilva88@gmail.com <p>A fim de abordar os conceitos sobre eletricidade envolvida nas pilhas de Daniell e nos processos de oxirredução foi elaborado um minicurso intitulado “A química e a física por trás da eletricidade”, com a finalidade de fornecer uma visão concomitante dos aspectos químicos e físicos da temática eletricidade. Os cursistas do minicurso foram os alunos do primeiro e segundo períodos do curso de Licenciatura em Ciências da Natureza do Instituto Federal Fluminense (IFF) <em>Campus </em>Campos Centro. Esse público foi escolhido, pois o minicurso seria uma ferramenta auxiliar na revisão de conteúdos apreendidos anteriormente no ensino médio ou um reforço para aqueles que desejassem. As análises qualitativas e quantitativas dos mapas conceituais dos alunos constataram que os conteúdos de pilhas, corrosão e eletrólise foram melhores compreendidos, enquanto que os conteúdos de circuito elétrico, resistência e tensão foram mais difíceis mesmo quando explicados separadamente ou dentro do contexto das pilhas ou da eletroquímica. Desse modo, é preciso continuar a usar metodologias ativas principalmente no ensino da física quando abordado de modo disciplinar ou interdisciplinar, como ocorreu neste trabalho. Os cursistas elogiaram a proposta do minicurso e sugeriram como melhoria um maior tempo para melhor aprendizagem e aproveitamento, e também atividades totalmente presenciais, pois tiveram dificuldades nas atividades assíncronas.</p> 2024-08-31T12:51:25+00:00 ##submission.copyrightStatement## https://fisica.ufmt.br/eenciojs/index.php/eenci/article/view/1404 UEPS E A TERMODINÂMICA (PARTE II): UM OLHAR NA APRENDIZAGEM DOS CONCEITOS CIENTÍFICOS 2024-08-31T13:35:50+00:00 Debora Samir Conceição de Souza debora_samir@hotmail.com Boniek Venceslau da Cruz Silva boniek@ufpi.edu.br <p>Este trabalho retrata uma pesquisa desenvolvida em um dos polos do Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física. Ela teve por objetivo criar, aplicar e analisar uma Unidade de Ensino Potencialmente Significativa (UEPS), baseada em aspectos históricos e filosóficos da Ciência na teoria de Ausubel, para o ensino de conceitos da Termodinâmica. Na parte I, deste trabalho, Sousa e Silva (2022) apresenta as implicações históricas e filosóficas da proposta didática. Neste, em especial, iremos abordar como os aspectos da teoria da aprendizagem significativa nortearam as diferentes etapas da UEPS, que não tinha a História e Filosofia como pano de fundo. Para finalizar, advertimos que esta pesquisa proporcionou para os alunos e para o professor novos olhares sobre o ensino de Física, levando-nos a uma reflexão de por que estudá-la, de como ela tem sido ensinada na escola e como não deve ser ensinada. Percebe-se ainda que a apresentação contextualizada da Termodinâmica proporciona uma melhor assimilação dos seus conceitos.</p> 2024-08-31T13:14:42+00:00 ##submission.copyrightStatement## https://fisica.ufmt.br/eenciojs/index.php/eenci/article/view/1413 ENSINANDO A IDENTIFICAR FRENTES FRIAS POR MEIO DO CÓDIGO METAR 2024-08-31T13:35:55+00:00 Lucio Ângelo Vidal lucio.vidal@ifmt.edu.br andreia da silva tavares andreia.physical@gmail.com robson siqueira da cunha personalcuiaba@gmail.com <p>O presente artigo teve como objetivo mediar uma aula presencial com dezoito estudantes de Física geral 2 da Engenharia de uma instituição pública de ensino superior, para que pudessem compreender o que ocorriam com algumas variáveis meteorológicas do código METAR durante a ocorrência de uma frente fria. Para atingir o objetivo, realizou-se em cerca de duas horas durante um encontro da disciplina uma explanação sobre o conceito de frentes frias e sobre o código meteorológico, neste último caso para esclarecer as codificações existentes e identificar em que se encontravam as variáveis relevantes para o entendimento da ocorrência do fenômeno. Aponta-se como parte dos resultados o êxito de pelo menos 50% dos estudantes nas cinco questões (as quatro primeiras com conceitos teóricos e a última propondo uma atividade prática) de avaliação de aprendizagem referente ao ensinamento de como constatar o fato. São necessárias cada vez mais experiências de ensino que promovam o aprendizado de fenômenos ligados à compreensão do meio ambiente para que se possa entender o que é verdade ou mentira em relação ao que se veicula em diversos canais de comunicação sobre interdependência entre diferentes variáveis relacionadas à Meteorologia.</p> 2024-08-31T13:22:54+00:00 ##submission.copyrightStatement## https://fisica.ufmt.br/eenciojs/index.php/eenci/article/view/1416 ABORDAGEM CONTEXTUALIZADA NO ENSINO DA FÍSICA UNIVERSITÁRIA BÁSICA 2024-08-31T13:36:01+00:00 Ryan Cristian Sousa Campos ryancsc15@gmail.com Bianca Estrela Montemor Abdalla França Camargo bianca.montemor@aluno.ifsp.edu.br Alexssandro Ferreira da Silva alexssandro.ferreira@ifsp.edu.br Ana Paula Kawabe de Lima Ferreira ana.kawabe@ifsp.edu.br <p>Neste trabalho, busca-se compreender uma experiência de ensino de física, realizada nas disciplinas Conceitos de Física <em>A, B, C </em>e <em>D</em>, do Curso de Física da UFBA, cujas ementas prescrevem o uso da abordagem contextualizada no ensino da física universitária básica. Essa busca é realizada a partir dos relatos de docentes dessas disciplinas, referentes à suas próprias experiências de docência, após a inclusão das mesmas no Curso de Física, diurno, modalidades licenciatura e bacharelado, e noturno, modalidade licenciatura, em 2016. A investigação foi orientada pelo paradigma fenomenológico, tendo como estratégia prioritária de coleta de dados as entrevistas abertas. Essas entrevistas foram realizadas com quatro docentes e registradas por meio de gravações de áudio, com a análise e interpretação dos dados realizadas segundo o processo de redução fenomenológica. Foram analisados dados obtidos em resposta à pergunta norteadora da pesquisa, a partir dos quais emergiram cinco categorias de análise (Inserção de História e Filosofia da Ciência (HFC), Experimentação, Matematização, Materiais ou Recursos Didáticos, e Dificuldades). A partir dessas categorias, pudemos compreender que a inclusão das disciplinas Conceitos de Física <em>A, B, C </em>e <em>D,</em> no Curso de Física, diurno, modalidades licenciatura e bacharelado, e noturno, modalidade licenciatura - como extensão da experiência de ensino realizada no Curso de Física, Licenciatura, noturno, através das Físicas Básicas I, II, III e IV, entre 1999 e 2015 – está se mostrando uma experiência desafiadora, em desenvolvimento. Essa experiência é um exemplo de abordagem contextualizada, com utilização de HFC associada à experimentação e à matematização, no ensino de ciências ou, mais especificamente, no ensino da física universitária básica. Tal abordagem é acompanhada de dificuldades ou limitações de natureza acadêmica ou administrativa, entre as quais a insuficiência de materiais ou recursos didáticos, adequados a essas disciplinas, e a persistente carência de um número suficiente de professores com formação para pesquisar e ensinar sobre história da ciência, ou, considerando a existência de alguns, a não disponibilidade permanente de tais docentes para ministrar disciplinas dessa natureza.</p> 2024-08-31T13:32:45+00:00 ##submission.copyrightStatement##