UTILIZANDO DESENHOS ANIMADOS NO ENSINO DE CIÊNCIAS

Using cartoons in Science teaching

  • Caroline Antunes Rosa
  • Adriane Dall Acqua de Oliveira
  • Dalva Cassie Rocha
Palavras-chave: Erros conceituais, Ensino de Ciências, Animações filmísticas

Resumo

A busca por métodos alternativos de ensino para incentivar e motivar os estudantes é constante. Com a evolução das Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs) o uso de mídias como instrumento de ensino vem sendo intensificado em sala de aula. Após uma aula expositiva sobre os dinossauros, foram analisadas cenas do desenho animado “Os Flintstones”, para ressaltare identificaros erros conceituais encontrados na animação. O objetivo desse artigo foi relatar essa experiência de discussão entre as informações contidas no desenho animado e as informações científicas, dando voz aos estudantes e tornando-os protagonistas, além de, implicitamente, estimular o senso crítico de cada um. Tanto na discussão oral, quanto nas respostas escritas dos estudantes, verificamos 100% de participação, pois todos conseguiram observar criticamente as informações equivocadas veiculadas no desenho. A aprendizagem se deunum processo de parceria entre o sujeito que ensina e o que aprende. Essa experiência foi de aprendizagem mútua; para os estudantes e professores envolvidos, aprofundando o olhar crítico sobre a ciência e as tecnologias.

Publicado
2020-08-06